quarta-feira, 27 de julho de 2011

25/07/2011 - 11h27

Onda de calor no hemisfério Norte acelera degelo no Ártico


DE BRASÍLIA

A onda de calor que atingiu o hemisfério Norte neste mês acelerou o degelo sazonal do Ártico. Cientistas americanos alertam que a região pode ter em 2011 a menor extensão de gelo marinho já registrada.
Segundo o NSIDC (Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve dos EUA), o gelo marinho no oceano Ártico está "a caminho de ficar abaixo do nível de 2007", quando bateu seu recorde.
Naquele ano, a Passagem Noroeste, que liga o Atlântico ao Pacífico pelo norte do Canadá, foi aberta pelo degelo pela primeira vez em séculos.
A passagem ainda não se abriu neste ano. Mas no último domingo a área coberta pelo gelo marinho era de 7,56 milhões de quilômetros quadrados, quase 3 milhões de quilômetros quadrados inferior à média 1979-2000.
"A extensão está menor nesta época do ano em 2011 do que em 2007", disse à FolhaJosefino Comiso, da Nasa.
Segundo ele, um sinal positivo é que há mais gelo marinho espesso (menos propenso a derreter) neste ano. "No entanto, relata-se que as temperaturas no Ártico estão relativamente altas, e de fato poderemos ter um novo recorde de redução do gelo permanente neste ano."
Em julho, o Ártico tem perdido a cada dia uma área maior que a do Estado de Pernambuco em sua cobertura de mar congelado.
Isso se deve às temperaturas anormais: o polo Norte está de 6ºC a 8ºC mais quente que o normal neste mês. No litoral da Sibéria, elas estão de 3ºC a 5ºC maiores que o normal.
PULSO
O gelo marinho no Ártico tem um "pulso anual": ele atinge sua extensão máxima na primavera, em abril, e sua mínima em setembro, no outono. O aquecimento do planeta tem causado mais degelo no verão e menos recongelamento no inverno.
O gelo e a neve refletem 90% da radiação solar de volta para o espaço. O mar exposto pelo derretimento do gelo marinho, por outro lado, aumenta a absorção de radiação, elevando ainda mais a temperatura, porque é mais escuro. É por isso que o aquecimento global é mais grave no Ártico do que no resto do mundo.
Neste ano, a extensão máxima do gelo marinho foi a segunda menor já registrada. Em abril, a Folha sobrevoou regiões da Groenlândia que deveriam estar congeladas, mas que estavam completamente abertas.
O recorde de 2007 só não foi batido então por causa de uma onda de frio no começo da primavera, que deu esperança aos cientistas de que 2011 não fosse ser tão ruim.
Mas o degelo começou mais cedo na primavera --dependendo da região, até dois meses mais cedo, segundo o NSIDC--, formando poças d'água que aumentam ainda mais o derretimento.


COMENTÁRIO:
Mais uma reportagem mostra que o mundo pede socorro. Me chamou muita atenção pois mar exposto pelo derretimento do gelo marinho, aumenta a absorção de radiação, elevando ainda mais a temperatura, porque é mais escuro. É por isso que o aquecimento global é mais grave no Ártico do que no resto do mundo. Devemos levar essa reportagem a sério, e cuidar mais do planeta, antes que seja tarde demais.

Portugal é dos países com maiores avanços em Biotecnologia

19/07/11
Ranking elaborado pela "Scientific American" 

Portugal, Espanha, República Checa e Brasil são dos países que registaram maiores avanços na área da biotecnologia, de acordo com um ranking elaborado pela "Scientific American". 

O documento apresentado na convenção BIO International, que decorreu em Washington, nos EUA, “reflete a força, o potencial e os desafios que cada país precisa de superar para melhorar a sua capacidade de inovar na área da biotecnologia”. 

"É fascinante ver países que vivem em climas desfavoráveis (em termos de capacidade de inovação), mostrarem um crescimento consistente no nosso índice", afirmou Jeremy Abbate, editor chefe da "Scientific American", ao falar sobre o fato de entre os países com os rankings mais elevados estarem nações como Portugal e Espanha, que atualmente enfrentam fortes desafios económicos e financeiros. 

"Alguns dos progressos mais notáveis registam-se em Portugal e Espanha. Estes países têm evoluído consistentemente na sua pontuação geral desde que começamos a elaborar este ranking em 2009", acrescentou. 

"No caso de Portugal, a educação e a mão-de-obra (especializada) aumentaram quase 40% desde 2009", sublinhou ainda Jeremy Abbate. 

O editor da "Scientific American" destacou ainda o exemplo de países como o Brasil, que tem conseguido com sucesso aumentar a sua capacidade de captação de cérebros no país, e do México e da República Checa, dois países que também têm aumentado as suas pontuações no ranking desde a sua publicação inaugural.

COMENTÁRIO:
É incrível como países que tem dificuldades em termos de capacidade de inovação tem crescido bastante na área da biotecnologia. Espero que o Brasil alcance essa meta, pois não estamos tão longe de conseguir, segundo o ranking estamos em quarto lugar, e tenho certeza que o país poderá progredir mais!

Substância produzida por abelhas eficaz contra cáries

15/07/11
Investigadores mexicanos estudam propriedades do propólis 

Uma equipe de cientistas mexicanos, Universidade Nacional Autónoma do México, descobriu que o própolis, uma substância produzida pelas abelhas, é eficaz no combate à cárie dentária. Os investigadores tentam agora perceber se tem propriedades que auxiliam no combate à hipertensão. 

O própolis é um composto de cera criado e usado pelas abelhas para tapar fissuras nas colmeias à base de compostos aromáticos, ceras, flavonóides, terpenóides, álcoois e pólen. A estrutura química dessa substância varia segundo a estação do ano, a floração e a região onde os insetos fazem suas coletas. 

Um dos grandes objetivos deste trabalho é fomentar o uso e o aproveitamento de um "recurso desperdiçado" no México. Os investigadores estimam que, atualmente, sejam aproveitadas apenas seis toneladas anuais de própolis no país, apesar de este ser considerado o sexto produtor de mel no mundo. 

A substância é usada com mais frequência na prevenção e no tratamento da tosse, embora sua ação terapêutica seja variada e sirva também para tratar cicatrizes, inflamações, alergias, viroses e dores. 

Efeitos eficazes 

Os cientistas comprovaram os efeitos dessa substância sobre os microorganismos que causam cáries – 
Porphyromonas gingivalis e Streptococcus mutans – e já conseguiram isolar alguns compostos que servem para combatê-las. 

Estes atuam sobre as enzimas glicosiltransferasas do Streptococcus mutans, responsáveis pelo aumento na produção da placa bacteriana. A equipe desenvolveu, então, um projeto para determinar o efeito cardiovascular dos compostos de própolis. 

Para isso, os especialistas vão ter que separar os compostos com procedimentos químicos e avaliar a reação biológica. Depois, em colaboração com a Universidade Autónoma de Querétaro, farão testes com a aorta isolada de ratos. Posteriormente, algumas cobaias vão tomar a substância por via oral. Os dois projetos serão realizados com 15 tipos de própolis, concedidos por diferentes produtores.


COMENTÁRIO:
Gostei muito dessa reportagem pois eu sempre pensei que a própolis era usado apenas na composição de remédios para tosse e para alergias, mas nunca pensei que o própolis é eficaz no combate à cárie dentária. Aprendi bastante com essa reportagem, agora posso perceber que o própolis tem mais de uma utilidade. 

03/07/2011 - 18h33

Material reciclado decora biblioteca infantil no Equador; veja

DA EFE

Do lixo à estante, esta é a ideia por trás da primeira biblioteca para crianças no Equador, na qual o uso de materiais reaproveitados mostra uma nova forma de fazer arquitetura, explicaram os responsáveis.
Cercas, poltronas, caixas de plástico e de madeira se transformam em móveis e objetos de decorações para este espaço exclusivo para crianças, aberto em um parque em Quito.
O arquiteto espanhol Santiago Cirugeda, participante do projeto, disse que se trata de dar "ordem ao lixo", pois foram utilizados materiais usados, que produzem uma menos perda de energia que um produto reciclável, já que não precisam de nenhuma transformação industrial, simplesmente de uma função diferente.
Este arquiteto, junto ao grupo espanhol Makea, os equatorianos Bonde Zero e À Beira, assim como 20 voluntários, manipulam uma infinidade de elementos para preparar o espaço para as crianças.



COMENTÁRIO:
Essa reportagem é muito interessante pois mostra como o lixo às vezes não é tão inútil como nós pensamos. Ele pode ser usado para decorar, como diz a reportagem, que o lixo foi usado na decoração na biblioteca para crianças em uma escola no Equador. Muito criativo e uma forma muito legal de se aproveitar as coisas.