quarta-feira, 30 de novembro de 2011

                            MÊS DE NOVEMBRO

29/11/2011 - 21h51

Desmatamento na Amazônia volta a crescer

PUBLICIDADE
CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

Depois de dois meses em queda, o desmatamento na Amazônia voltou a subir em outubro, de acordo com dado do governo federal.
O sistema Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que flagra a devastação em tempo real, viu 385 km2 desmatados em outubro em comparação com 253,8 km2 no mês anterior - um aumento de quase 52%.
A cifra é a mesma, porém, de outubro do ano passado -- quando o Deter enxergou 388 km2 devastados na região.
Diferentemente dos dois meses anteriores, em que houve queda na taxa, os dados do Deter não foram anunciados à imprensa pela ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente).
O Estado que mais desmatou foi Rondônia, passando o tradicional campeão Pará, e o município que mais registrou derrubadas foi Porto Velho, onde se constroem as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira.


COMENTÁRIO:
Esta reportagem me chamou a atenção, por que ela fala que o desmatamento da Amazônia aumentou novamente. Pesquisar dizem que o estado que mais desmatou foi Rondônia, passando o tradicional campeão Pará, e o município que mais registrou derrubadas foi Porto Velho, onde se constroem as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira. É uma lastima que a minha ultima reportagem deste ano seja ruim, espero que as próximas reportagens dos próximos anos, sejam reportagens melhores! 
25/11/2011 - 10h25

Austrália planeja criar maior parque marinho do mundo

PUBLICIDADE
DA REUTERS, EM CANBERRA
A Austrália decidiu nesta sexta-feira criar o maior parque marinho do mundo, a fim de proteger uma vasta extensão do mar de Coral, que banha o nordeste do país, e onde foram travadas acirradas batalhas na Segunda Guerra Mundial.
O ministro do Meio Ambiente, Tony Burke, disse que o parque terá quase 1 milhão de quilômetros quadrados --equivalente à França e Alemanha juntas-- e que protegerá peixes, arrecifes e locais de desova de aves marítimas e da tartaruga verde.
"O significado ambiental do mar de Coral está na sua diversidade de recifes de coral, bancos de areia, cânions e planícies abissais", disse Burke. "Ele contém mais de 20 exemplos excepcionais de isolados recifes tropicais, bancos de areia e ilhas."
O novo parque abrangerá também navios naufragados durante a Batalha do Mar de Coral, uma série de confrontos navais entre forças japonesas, norte-americanas e australianas, em 1942, no que foi considerada a primeira batalha envolvendo porta-aviões.
Pelo menos três navios dos EUA estão naufragados ali --USS Lexington, US USS Sims e USS Neosho--, segundo Burke.
O governo vai detalhar dentro de 90 dias os limites do parque, que ficará dentro da zona econômica marítima australiana. Atualmente, o maior parque marítimo do mundo fica em torno do arquipélago de Chagos, possessão britânica no Índico.


COMENTÁRIO:
Gostei dessa reportagem, pois ela fala que a Austrália planeja criar maior parque marinho do mundo, com o proposito de proteger uma vasta extensão do mar de Coral, que banha o nordeste do país, e onde foram travadas acirradas batalhas na Segunda Guerra Mundial. É muito legal e muito importante esse proposito, pois devemos preservar o que ainda nos resta de natureza. Seria muito bom se cada país preservasse algo em seu território, assim o mundo seria mais preservado e menos devastado.  
16/11/2011 - 10h00

Rede de água e esgoto avança no campo, mas ainda é pequena

PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
Mais de 80% dos domicílios brasileiros são atendidos por rede de abastecimento de água, segundo os Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo a pesquisa, houve aumento de 5,1 pontos percentuais desde 2000, alcançando-se 82,9% de domicílios com abastecimento no ano passado.
Se considerada apenas a área urbana, o índice chegou a 91,9% (crescimento de 2,1 pontos em relação a 2000). Na área rural, a cobertura é bem menor --27,8% dos domicílios--, mas o crescimento em comparação a dez anos atrás foi de 9,7 pontos percentuais.
No Sul, a proporção de domicílios rurais com abastecimento passou de 18,2% em 2000 para 30,4% em 2010. No Nordeste, o crescimento foi ainda maior --de 18,7% para 34,9%.
A região Norte, que tem a menor cobertura do país (54,5%), teve um aumento proporcional mais acelerado na área rural do que na urbana: no campo o aumento foi de 7,9 pontos, contra 3,7 nas cidades.
Editoria de Arte/Folhapress
Clique e compare você com as informações do país levantadas pelo Censo 2010
Clique e compare sua situação com as informações do restante do país levantadas pelo Censo em 2010
ESGOTO
O crescimento do abastecimento de água foi acompanhado, segundo o Censo, do aumento na proporção de domicílios com rede de esgoto ou fossa séptica. Entre 2000 e 2010, a proporção passou de 62,2% para 67,1% em todo o país.
O crescimento se verifica em todas as regiões, menos no Norte, onde o aumento de 2 pontos percentuais na área rural (de 6,4% em 2000 para 8,4% em 2010) não foi suficiente para compensar a queda de 6,1 pontos percentuais ocorrida nas cidades (de 46,7% para 40,6%).
Editoria de Arte/Folhapress
Veja mapa interativo do Censo 2010
Veja mapa interativo do Censo 2010
O Sudeste continuou sendo a região com as melhores condições, passando de uma cobertura de 82,3% dos domicílios, em 2000, para 86,5%, em 2010.
O Centro-Oeste apresentou o maior crescimento, acima de 10%, mas ainda assim continua com pouco mais da metade de seus domicílios com saneamento adequado (51,5%). Norte (32,8%) e Nordeste (45,2%) apresentaram patamares ainda mais baixos.
Nessas regiões, as fossas rudimentares --consideradas alternativas inadequadas de esgotamento sanitário-- foram as opções mais encontradas pelos pesquisadores tanto nos domicílios urbanos quanto rurais.
CENSO
Participaram do Censo 2010 cerca de 190 mil recenseadores, que visitaram os mais de 5.500 municípios brasileiros. Ao todo, foram entrevistados representantes de 67,5 milhões de domicílios no período de 1º de agosto a 31 de outubro --outras 899 mil residências foram consideradas fechadas.
Os primeiros dados da pesquisa, que identificou uma população de 190 milhões de pessoas, foram revelados em abril deste ano. Nesta quarta-feira, o IBGE divulgou dados consolidados e novos recortes nas estatísticas.


COMENTÁRIO:
Esta reportagem me chamou atenção, pois a rede de esgoto é um dos maiores problemas no Brasil. é necessário mais saneamento básico, e ouve aumento, mas como a própria reportagem disse, ainda é pouco. O Brasil deve investir mais nisso, pois isso é fundamental na vida higiênica das pessoas. 
10/11/2011 - 12h10

Mar Morto pode virar lago totalmente sem vida, dizem especialistas

PUBLICIDADE
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Especialistas disseram nesta quinta-feira que a disputa política entre a Jordânia, Israel e a Cisjordânia barra medidas vitais que poderiam ser adotadas para a recuperação do mar Morto.
Jack Guez/France Presse
Sal concentrado em várias partes do litoral do mar Morto; veja galeria de fotos
Sal concentrado em várias partes do litoral do mar Morto; veja galeria de fotos
A seca que atinge a região mais salgada do mundo poderia levar ao encolhimento do mar Morto até o ponto dele se tornar um lago completamente sem vida, dizem. Em suas águas, há organismos que são tolerantes à alta concentração de sal.
Apesar do alerta feito pelos especialistas, o mar Morto pode conter mais vida do que é o esperado. Pesquisadores alemães do Instituto de Microbiologia Marinha Max Planck e israelenses da Universidade Ben Gurion conduzem, neste mês, uma exploração científica que é a primeira realizada na região.
Eles afirmam terem detectado colônias de micro-organismos vivos em fissuras no fundo do mar e localizado novas fontes de água doce.
A confirmação ainda deve demorar, visto que a exploração teve início somente neste mês.


COMENTÁRIO:
Essa reportagem me chamou bastante a atenção, pois ela fala sobre a seca que atinge a região mais salgada do mundo poderia levar ao encolhimento do mar Morto até o ponto dele se tornar um lago completamente sem vida. Segundo estudos, o mar Morto pode conter mais vida do que é o esperado. Acho que deve ser feito alguma coisa para poder preservar o mar Morto, pois é um mar com mais vida, além do que saibamos. 
04/11/2011 - 10h47

Nasa descobre rachadura em geleira e monitora formação de iceberg

PUBLICIDADE
DA EFE
Uma rachadura com até 280 m de largura e 60 m de profundidade foi identificada pela maior missão aérea de monitoramento do gelo polar, a Ice Bridge, da Nasa.
Nasa-26.out.11/France Presse
Rachadura gigante, com 280 m de largura e 60 m de profundidade, na ilha Pine, Antártida
Rachadura gigante, com 280 m de largura e 60 m de profundidade, na ilha Pine, Antártida
Cientistas da agência afirmaram ontem que a fissura se estende por 29 km na geleira da ilha Pine, na Antártida. Ela deverá dar origem a um iceberg de 880 km².
A observação da enorme rachadura foi feita em voos de investigação realizados em outubro pela equipe da Ice Bridge. Em 2001, a mesma geleira já havia dado origem a um iceberg, e muitos especialistas acreditavam que o processo pudesse se repetir. Mas, até a recente missão, não havia indicações de que isso estivesse acontecendo.
Apesar de impressionante, o fenômeno faz parte do "processo natural das geleiras", dizem os pesquisadores. "Sabemos pouco da formação desses icebergs porque não observamos com frequência esses fenômenos. É a primeira vez que sobrevoamos uma fissura tão grande. Esperamos que isso ajude a explicar como eles se formam para podermos prevê-los", afirmou
Michael Studinger, o chefe do projeto, em videoconferência com a imprensa.
Uma dos objetivos do Ice Bridge é acompanhar, sobrevoando e por satélite, as mesmas regiões de gelo. Assim, é possível acompanhar as mudanças.


COMENTÁRIO:
Achei muito interessante essa reportagem, pois mostra fenômenos muito diferentes que vimos hoje em dia. Quando li o titulo da reportagem, pensei que fosse algo ruim, mas a parti desse acontecimento, poderemos descobrir a origem dos iceberg. De acordo com a reportagem, não é nada pavoroso, como pensei ao ler o titulo.