segunda-feira, 31 de outubro de 2011

05/10/2011 - 17h18

Animais estão encolhendo devido à mudança climática

PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO

Os efeitos da ação humana sobre o ambiente, que provoca a mudança climática, são conhecidos. Entre eles, pode-se citar o degelo acelerado no Ártico e a intensificação das chuvas e dos incêndios. Agora, cientistas analisam como os animais estão sendo afetados.
Um estudo recente, publicado na edição on-line "The American Naturalist", indica que as altas temperaturas podem fazer com que determinadas espécies "encolham". A consequência imediata é que a reprodução é comprometida, com menos crias nascendo, e uma provável alteração de toda a cadeia alimentar.
Essa relação entre o tamanho e as alterações na temperatura, já comprovada anteriormente, mas nunca explicada totalmente, afeta somente os animais de sangue frio --como insetos, crustáceos, peixes, anfíbios e répteis--, que dependem de fontes externas de aquecimento como a luz do sol para se manterem aquecidos.
A pesquisa foi feita com 34 tipos de crustáceos copépodes, pelo doutorando Jack Forster, da Universidade de Londres. Segundo ele, as criaturas diminuíram uma média de 2,5% para cada um grau Celsius elevado.
Forster diz que esse fenômeno mudaria a cadeia alimentar em duas frentes. Menores, os animais de sangue frio passariam a comer outras espécies.
Por sua vez, quem está acima deles na cadeia alimentar teria que gastar mais tempo procurando comida para obter a quantidade suficiente.
Ou seja, a codependência entre as espécies seria mudada e levaria um tempo para se adaptarem.


COMENTÁRIO:
Os cientistas analisam como os animais estão sendo afetados devido a mudança climática. Estudos indicam  que as altas temperaturas podem fazer com que determinadas espécies "encolham". A conseqüência imediata é que a reprodução é comprometida e uma provável alteração de toda a cadeia alimentar. Tudo indica que afeta somente os animais de sangue frio como: insetos, crustáceos, peixes, anfíbios e répteis, que dependem de fontes externas de aquecimento como a luz do sol para se manterem aquecidos. Precisamos tomar alguma providencia, pois de uns tempos pra cá tudo está piorando, até quando vamos deixar mais problemas afetar outros animais, ou até mesmo, nos mesmos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário