MÊS DE OUTUBRO
31/10/2011 - 13h56
31/10/2011 - 13h56
Desmatamento na Amazônia cai 43% em setembro
PUBLICIDADE
CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA
DE BRASÍLIA
O desmatamento na Amazônia caiu 43% em setembro comparado com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e foram divulgados nesta segunda-feira pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Segundo o sistema Deter, que detecta desmatamento em tempo real usando satélites, a devastação na região amazônica em setembro foi de 254 hectares, contra 448 hectares em 2010.
"É o menor [desmate em] setembro da história", disse a ministra, em alusão ao início da série de dados do Deter, em 2004. "Não tivemos um setembro negro, tivemos um setembro verde."
No acumulado de janeiro a setembro, o Deter viu empate técnico em relação ao mesmo período do ano anterior: 1.835 km2 em 2011 contra 1.862 km2 em 2010, uma queda de 1,5%. Mato Grosso e Rondônia foram os únicos Estados que mostraram uma elevação no período -- no caso matogrossense, de expressivos 72%.
A alta reflete a disparada no período de abril a maio, quando a perspectiva de uma anistia induzida pelo debate do Código Florestal na Câmara dos Deputados, aliada a uma lei de zoneamento benevolente em Mato Grosso, animou o setor produtivo a desflorestar.
COMENTÁRIO:
Enfim, uma noticia mais agradável. O desmatamento na Amazônia caiu 43% em setembro comparado com o mesmo mês do ano passado. Como diz a ministra: "Não tivemos um setembro negro, tivemos um setembro verde." Espero que nossos próximos meses de setembro sejam meses verdes também, não só os meses de setembro, como todos os outros meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário