12/10/2011 - 09h54
Ações humanas podem provocar terremotos, diz pesquisador
PUBLICIDADE
DO "NEW YORK TIMES"
Alguns dos sismos geraram catástrofes como o ocorrido em 1967, que estava associado à construção da represa de Koyna, na Índia, comenta Seeber. "Sem dúvida, este e muitos outros terremotos foram desencadeados pela ação humana."
| Kimimasa Mayama/Efe | ||
| Estrada danificada por sismo no Japão, neste ano; terremoto pode ser provocado pela ação humana na Natureza |
O pesquisador lembra que normalmente não é fácil diferenciá-los dos desastres naturais. "Os representantes das empresas responsáveis geralmente se recusam a admitir a responsabilidade e dificultam a obtenção de dados que comprovem essa influência'', afirma.
Até um pequeno aumento de pressão pode levar à ruptura de uma falha geológica, diz Seeber, e os seres humanos tendem a causar esse aumento de duas formas: alterando a pressão sobre a crosta, geralmente com a construção de lagos artificiais, que tornam a pressão maior, e com a exploração de pedreiras e campos petrolíferos, que a diminuem.
Seeber diz que é improvável que o processo de fratura hidráulica, que usa um grande volume de água, areia e substancias químicas para liberar gás natural de rochas compactas, desencadeie terremotos.
COMENTÁRIO:
Não é apenas a natureza que pode causar os terremotos. Estudos dizem que as ações humanas também podem causar terremotos. Pode ocorrer alterando a pressão sobre a crosta, geralmente com a construção de lagos artificiais, que tornam a pressão maior, e com a exploração de pedreiras e campos petrolíferos, que a diminuem. Além do aquecimento global, poluição e etc, o homem está cada vez mais devastando o planeta. Talvez se mudássemos agora, menos problemas a Terra teria, e eu poderia postar reportagens adversas a essa nas minhas próximas postagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário